Infertilidade e Medicina Tradicional Chinesa

 09/07/2021

Infertilidade e Medicina Tradicional Chinesa


Casais têm buscado cada vez mais a acupuntura como tratamento para casos de infertilidade. Para ocorrer a concepção, o Yin e o Yang da Essência (Jing) precisam estar equilibrados.

Várias são as causas que podem atrapalhar a concepção. Essas causas são traçadas segundo padrões de desarmonia da Medicina Tradicional Chinesa, podendo ser por deficiência (vazio de substâncias vitais) ou por excesso (presença de fatores patogênicos). Os padrões de deficiência relacionados são Deficiência do Yin e/ou do Yang dos Rins e Deficiência do Sangue. Os padrões de excesso podem ser Frio, Umidade e/ou Fleuma, Calor no Sangue, Estagnação do Qi e Estase do Sangue. Mais da metade dos casos de infertilidade ocorrem devido Deficiência dos Rins e uma parte importante é por excesso, especialmente de Umidade-Fleuma no Útero.

A partir desse diagnóstico, pode-se indicar um melhor tratamento. Essas alterações envolvem especialmente os meridianos dos Rins e de Ren Mai, além de meridianos que correspondem à formação e ao armazenamento do sangue, como Chong Mai, Baço-Pâncreas e Fígado. Assim, por meio de pontos dos meridianos correspondentes aos sistemas internos envolvidos, busca-se um equilíbrio energético que promova a concepção.



  Voltar