Conheça mais

Sobre Acupuntura

O que é acupuntura?

É a introdução de agulhas de metal muito finas na pele e músculos que desencadeiam reações eletroquímicas com efeito local e geral no organismo produzindo efeitos físicos e emocionais através de substâncias químicas como as endorfinas e a serotonina, que o próprio corpo produz.

Como foi descoberta?

Pequenos ferimentos produzidos acidentalmente no dia a dia ou em lutas, aliviaram queixas que outras formas de tratamento eram ineficazes.

Assim os médicos dos exércitos começaram mapear sobre a pele pontos que estimulados produziam efeitos terapêuticos em seus pacientes guerreiros e não guerreiros.

Em quais especialidades médicas ela pode ter mais aplicação?

Em todas as que tratem algum tipo de dor muscular somática ou visceral e em distúrbios funcionais do Sistema Nervoso Neurovegetativo como Asma, Renite, Hipertensão Arterial, distúrbios digestórios como ulceras pépticas, má digestão, colites, alterações do Sistema Imunológico como alergias, doenças auto imunes como Lupus, artrite reumátoide, ansiedade, depressão, drogadição, etc.

A Acupuntura pode tratar tudo sozinha?

A Acupuntura é a parte de um método de tratamento para ser usada em conjunto com dietoterapia, medicamentos fitoterápicos ou químicos, exercícios terapêuticos e hábitos de higiene, para ser potencializada por estes todos e para ser um complemento de todos. Quantos mais recursos terapêuticos se somarem num mesmo objetivo de restabelecer a saúde será mais rápido e seguro.

Em que casos fazer Acupuntura está contra indicado?

Em todos os casos em que ela é pouco eficaz ou ineficaz, ou em todos os casos onde existem tratamentos bem mais seguros e comprovadamente mais eficazes.

Exemplos:

  1. Em todas as infecções os antibióticos são absolutamente mais eficazes e rápidos.
  2. Em doenças cancerosas a Acupuntura poderá até ser nefasta, mascarando sintomas, e protelando o início do tratamento adequado expondo as pessoas a iniciarem tratamentos adequados tardiamente. Nestes casos a Acupuntura será apenas um tratamento secundário.
  3. Em todos os casos onde a pessoa estiver muito debilitada correndo risco de vida, porque os efeitos da Acupuntura só são efetivos quando a pessoa a ser tratada ainda apresenta condições de reagir a estímulos do seu próprio organismo.

Acupuntura pode matar, aleijar ou deixar sequelas?

Sim, qualquer tratamento feito inadequadamente pode causar danos graves, como qualquer outro tratamento mal feito pode provocar.

Existe Acupuntura sem agulhas ?

Acupuntura como o nome diz: Acus = Agulha, Puntura = puncionar, só pode ser feita com agulhas.

Os pontos usados para Acupuntura podem ser usados com estímulos não de agulhas, como massagem, calor, eletricidade, laser, cores, sons, vibração.

Isso não é acupuntura, mas é chamado de ‘’ACUPUNTURA’’ sem agulhas embora seja menos eficaz, também pode funcionar.

Todos os tratamentos de Acupuntura são iguais?

Existem três tipos de tratamento:

  1. Pequena Acupuntura: tratamento para pequenos problemas benignos como dores musculares e que se faz para tratar apenas aquela queixa.
  2. Média Acupuntura: tratamento para tratar doenças mais graves disfuncionais quando estas agudizam, como asma, cólicas, ansiedade.
  3. Grande Acupuntura: tratamento para tratar a saúde preventivamente. Antes que qualquer sintoma apareça.

Quem pode fazer melhor Acupuntura?

Quem souber melhor medicina como um todo. Quanto mais completa e extensa for a formação do profissional, melhor será o seu trabalho.

Quantas agulhas são usadas por tratamento?

Um bom tratamento não deverá ultrapassar o uso de dez agulhas distribuídas pelos braços, pernas, corpo e cabeça. Dez no total.

Dói fazer Acupuntura?

Dói mais em quem olha do que em quem faz. A dor provocada pelas agulhas é bem pequena e o resultado compensa, senão ela não existiria há milênios.

Quantas sessões fazem um tratamento médio?

As sessões de Acupuntura geralmente são 1 vez por semana, e o tratamento pode durar de 2 a 3 meses em média. Pode-se fazer tratamento anual, uma vez ao mês ao longo de todo o ano. A vida toda. O melhor tratamento é a prevenção.

Existe alguma relação da Acupuntura com alguma religião, crença ou sobrenatural?

A Acupuntura é pura medicina. Ciência. Não há nada de sobrenatural ou ‘’espiritual’’ ou religioso.

O que mais assusta na Acupuntura?

Como disse o Filósofo alemão Goethe ‘’O que mais assusta é a ignorância em ação‘’.

No caso o que mais assusta é a ignorância dos médicos e a das pessoas em relação à Acupuntura.